top of page
Logo Streamer Ousado verde Limão e Preto (1)_edited_edited.jpg

Volta Redonda abre inscrições para mais de 30 cursos gratuitos de qualificação profissional

  • Foto do escritor: Lucas Brandão
    Lucas Brandão
  • 1 de out.
  • 2 min de leitura

Programa de Inclusão Produtiva oferece oportunidades em diversas áreas; inscrições vão até dia 3/10 nos Cras


Volta Redonda abre inscrições para mais de 30 cursos gratuitos de qualificação profissional
Cursos serão realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados por diversos bairros da cidade - Divulgação (Secom/PMVR)

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de capacitação profissional oferecidos pelo Programa de Inclusão Produtiva. A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação de jovens e adultos a partir dos 16 anos, incentivando a geração de renda e a conquista da autonomia financeira.


Os cursos serão realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados por diversos bairros da cidade, com opções em diferentes dias e horários, de acordo com cada unidade. As matrículas devem ser realizadas presencialmente no Cras mais próximo da residência do interessado até sexta-feira, dia 3.


Ao todo, são mais de 30 opções de cursos, abrangendo diversas áreas do conhecimento e do mercado de trabalho. Entre as formações oferecidas estão: Artes em Vidros, Artesanato, Barbeiro, Cabeleireira, Corte e Costura, Costura Criativa, Culinária, Panificação, Designer de Sobrancelhas, Confeitaria e Panificação, Manicure, Massoterapeuta, Serigrafia, Trancista, Marketing Digital e o projeto Novos Horizontes.


Além disso, a Smas conta com parcerias que ampliam a oferta de cursos. Com a Fundação Beatriz Gama (FBG), estão disponíveis capacitações como Maquiagem com Designer de Sobrancelha, Depilação, Manicure com Alongamento, Empreendedorismo, Ornamentação com Balões e Maquiagem. Já com o Senai, há os cursos de Assistente de Controle de Qualidade e Assistente de Operações em Logística. Em parceria com o ICT (Instituto de Cultura Técnica), são ofertados os cursos de Cuidador de Idosos e Pessoas com Deficiência (PCD), Manutenção de Ar-Condicionado, Bombeiro Hidráulico, Elétrica Residencial, Recreador Social e Assistente Administrativo.


A secretária de Assistência Social de Volta Redonda, Rosane Marques, destaca que a qualificação gratuita oferecida pela prefeitura é uma importante ferramenta para a transformação social. “Essa é uma grande oportunidade para quem deseja aprender uma nova profissão, melhorar suas habilidades ou até iniciar um novo caminho no mercado de trabalho. Nossa missão é dar acesso à formação e estimular o empreendedorismo e a independência financeira”, afirma.


Para mais informações, os interessados devem procurar o Cras mais próximo da residência.

Comentários


bottom of page