top of page
Logo Streamer Ousado verde Limão e Preto (1)_edited_edited.jpg

Volta Redonda inaugura nesta quinta-feira (31) o Marco Zero da cidade

  • Foto do escritor: Lucas Brandão
    Lucas Brandão
  • 30 de jul.
  • 2 min de leitura

Localizado na Praça da Igreja de Santo Antônio, em Niterói, ele vai indicar para moradores e visitantes onde teve início a ocupação urbana da cidade


Volta Redonda inaugura nesta quinta-feira (31) o Marco Zero da cidade
 Iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) propõe lançar um elo entre o passado e o presente - Foto: Divulgação (Secom/PMVR)

Volta Redonda inaugura nesta quinta-feira (31), às 19h, o Marco Zero da cidade, instalado na Praça Cardeal Pacelli, no bairro Niterói — endereço histórico em frente à tradicional Igreja de Santo Antônio. O ponto simbólico marca o local de origem da ocupação urbana do município, remontando ao antigo povoado de Santo Antônio de Volta Redonda, nas proximidades da conhecida Curva do Rio.


A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) propõe lançar um elo entre o passado e o presente, convidando moradores e turistas a revisitar as raízes que deram forma à Cidade do Aço. O Marco Zero pretende transformar-se em referência para os que desejam compreender e vivenciar a trajetória da cidade, além de se firmar como novo atrativo turístico e vetor para a economia criativa local.


Símbolo de pertencimento, o Marco Zero também passa a integrar o roteiro do city tour “Turistando em VR”, programa que percorre os principais marcos históricos, culturais e naturais de Volta Redonda, evidenciando o papel da cidade como guardiã de memórias e palco de novas experiências.


“Mais do que resgatar a origem da cidade, o Marco Zero é um convite à valorização do nosso território e à construção de novas memórias. É um ponto de partida simbólico e real para pensarmos Volta Redonda como destino turístico e de desenvolvimento”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.


Para o prefeito Antonio Francisco Neto, o Marco Zero é mais um elemento destinado a compor a valorização da História volta-redondense. “Nossa cidade é jovem, que passou por um acelerado processo de crescimento e desenvolvimento desde a instalação da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a posterior emancipação. É muito importante celebrarmos nossa História no mês em que comemoramos os 71 anos de Volta Redonda.”

Comments


bottom of page