SAAE-VR capacita funcionários sobre regras ambientais
- Lucas Brandão
- há 13 horas
- 2 min de leitura
Treinamento realizado no auditório da ETA Belmonte abordou exigências em conformidade com a SMMA e a norma NOP-45 do Inea

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) realizou nesta semana, no auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Belmonte, uma capacitação para funcionários que atuam na supervisão e no tratamento de esgoto, com foco nas normas ambientais vigentes que visam garantir a qualidade do esgoto tratado.
A capacitação, implantada pela gerente de Tratamento de Água e Esgoto do Saae-VR, Kátia Maria Ribeiro Purcina, e ministrada pela assessora técnica de Meio Ambiente, Nayra Gomes, abordou pontos importantes sobre as exigências em conformidade com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e da norma NOP-45 do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Essa norma estabelece padrões e limites para o lançamento de esgoto sanitário no Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de proteger a saúde pública, por meio do controle da qualidade dos efluentes tratados.
“Essa capacitação nos trouxe a oportunidade de abordar com os funcionários não apenas as licenças ambientais, mas também orientá-los sobre o equilíbrio entre a responsabilidade com o meio ambiente e o cumprimento das obrigações operacionais de cada trabalhador em sua função”, ressaltou a gerente Kátia Purcina.
O diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza (PC), também destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável da cidade. “A conscientização dos trabalhadores sobre a importância de seguir as normas vigentes no tratamento do esgoto é fundamental para construirmos um futuro sustentável. Cada colaborador é peça-chave na preservação dos recursos naturais e na proteção do meio ambiente. Ao investirmos na educação e no engajamento socioambiental da nossa equipe, estamos contribuindo para deixar um legado ambiental sólido às próximas gerações.”
Comentários