top of page
Logo Streamer Ousado verde Limão e Preto (1)_edited_edited.jpg

Roubo de veículos cai 64% em Volta Redonda

  • Foto do escritor: Lucas Brandão
    Lucas Brandão
  • 3 de set.
  • 2 min de leitura

Outro destaque foi a eliminação total dos registros de roubo de carga, que em 2024 teve uma ocorrência e em 2025 não houve nenhum caso registrado


Roubo de veículos cai 64% em Volta Redonda
Redução de crimes é resultado do investimento em tecnologia, integração das forças de segurança e participação da sociedade - Foto: Divulgação (Semop)

Volta Redonda segue apresentando resultados positivos na segurança pública. Dados do Sistema Integrado de Metas (SIM), do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), apontam que, entre janeiro e agosto de 2025, houve redução em diversos indicadores criminais no município, em comparação ao mesmo período de 2024.


No acumulado, os crimes de roubo de veículo caíram 64%, passando de 22 para apenas oito ocorrências; já o roubo de rua registrou redução de 36% (de 56 para 36 casos). Os índices de furto de veículo também apresentaram queda, de 69 para 43 casos, representando diminuição de 38%. Outro destaque foi a eliminação total dos registros de roubo de carga, que em 2024 teve uma ocorrência e em 2025 não houve nenhum caso registrado.


Agosto com reduções expressivas


Ao analisar apenas o mês de agosto, os números reforçam a tendência de queda no comparativo entre 2024 e 2025. O roubo de rua caiu 89% (de nove para um caso), enquanto o roubo de veículo teve redução de 80% (de cinco para um). Não foram registrados casos de roubos de carga, a residências, de celular e furto em coletivo.


Tendência de queda mês a mês


Ao longo do ano, a queda da criminalidade em Volta Redonda vem se consolidando mês a mês. Por exemplo, em junho deste ano, o furto de veículos apresentou diminuição de 70%, enquanto os roubos de rua caíram 66%, em comparação com o mesmo período de 2024. Já em julho, as tentativas de homicídio registraram queda de 80%, os furtos de veículos foram reduzidos em 77%, enquanto os roubos de rua e de celulares sofreram diminuições de 67% cada, também em comparação com o mesmo mês do ano passado.


Investimentos e parcerias que fortalecem a segurança


O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, destacou que os números refletem o compromisso da administração em trabalhar para garantir mais segurança à população.


“Estamos avançando com investimentos e parcerias que fortalecem a segurança pública da nossa cidade. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, com políticas que unem tecnologia, inteligência e presença das forças de segurança nas ruas. Não temos dúvidas de que hoje Volta Redonda é uma cidade cada vez mais segura”, afirmou o prefeito.


O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, ressaltou a importância do uso de tecnologia no combate à criminalidade, a integração entre as forças de segurança e a proximidade e confiança da população.


“Os investimentos em tecnologia e em softwares de monitoramento e comportamento nos permitem agir de forma estratégica, integrada e preventiva no combate ao crime. Hoje conseguimos antecipar movimentos e atuar de maneira mais eficiente, contribuindo para essa redução nos índices criminais. A integração, aliada ao apoio da população, tem feito a diferença. É como sempre digo: não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade”, afirmou Coronel Henrique. *Com informações da Semop

Comentários


bottom of page