PRF inicia uso de nova arma de choque e capacita agentes
- Lucas Brandão
- 28 de jul.
- 2 min de leitura
Equipamentos serão distribuídos nas Unidades Operacionais localizadas nas rodovias federais fluminenses

Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou a capacitação do efetivo no Rio de Janeiro para a utilização do novo Dispositivo de Condução de Energia (DCE) adquirido pela instituição, o Taser 10. A ação abrangerá todo o efetivo de policiais rodoviários federais do estado, com o objetivo de proporcionar mais segurança nas abordagens e obedecer as diretrizes do uso diferenciado da força.
Os equipamentos serão distribuídos nas Unidades Operacionais localizadas nas rodovias federais fluminenses. O novo DCE, com alcance aproximado de 13 metros, representa um avanço tecnológico significativo em relação aos modelos anteriores utilizados, permitindo maior precisão e eficiência na imobilização de indivíduos em ocorrências de risco, sem causar danos letais.

A capacitação dos policiais envolve treinamento técnico e tático, com ênfase nos aspectos legais, operacionais e éticos do uso do dispositivo. O curso inclui instruções teóricas e simulações práticas que preparam os policiais para lidar com diferentes tipos de ocorrências, sempre priorizando a integridade física dos envolvidos.
A iniciativa faz parte da política de modernização da PRF, com uso de equipamentos adequados, além da valorização da atuação profissional com base em boas práticas de segurança pública. Com a incorporação do novo DCE, o efetivo estará ainda mais preparado para atuar com eficiência e responsabilidade nas rodovias federais, em consonância com os princípios dos Direitos Humanos.
A previsão é que todo o efetivo esteja capacitado até o final do segundo semestre deste ano, tornando o equipamento um recurso padrão nas abordagens de rotina e em situações de alta complexidade.

Pioneirismo no uso de DCEs
A história da PRF com dispositivos de condução elétrica começou em 2007, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, com uso de equipamentos fornecidos pela SENASP. Em 2009, após capacitação nacional, o modelo M26 passou a ser empregado regularmente pelos policiais rodoviários federais. Em 2016, a PRF evoluiu para o modelo Spark Z 2.0. Agora, em 2025, a chegada do Taser 10 simboliza uma nova era de modernização tecnológica com foco em eficiência, segurança e respeito à vida.
Comments