Hospital Unimed VR realiza primeiro transplante renal pareado do Estado do Rio de Janeiro
- Lucas Brandão
- há 2 dias
- 2 min de leitura
No Brasil, mais de 42 mil pacientes estão na fila de espera aguardando por um transplante de rim, segundo o Ministério da Saúde

Dois irmãos, diagnosticados com uma doença renal crônica de origem genética, foram submetidos com sucesso ao primeiro transplante renal pareado do Estado do Rio de Janeiro. O procedimento, realizado no Hospital Unimed Volta Redonda, em parceria com o Grupo NefroClínicas, só foi possível graças a um gesto emocionante de solidariedade: duas doadoras próximas aos pacientes, mesmo sendo incompatíveis com seus receptores próximos, participaram de uma doação cruzada de rins.
No Brasil, mais de 42 mil pacientes estão na fila de espera aguardando por um transplante de rim, segundo o Ministério da Saúde. A doação de órgãos entre pessoas vivas que não sejam parentes pode ser realizada, desde que tenha autorização judicial, como no caso do transplante pareado.
O médico nefrologista e coordenador do serviço de transplante renal da unidade hospitalar, Pedro Túlio, explicou que os pacientes eram diagnosticados com rins policísticos: “O transplante era a única alternativa para garantir qualidade de vida. Por se tratar de um transplante pareado, foi necessário obter autorização judicial e a aprovação do comitê de ética do hospital. Além disso, as cirurgias precisaram ser realizadas no mesmo dia”, explicou.
Para o presidente da Unimed Volta Redonda, este é mais um marco que reforça o compromisso da Cooperativa com o cuidado, a vida e o pioneirismo na saúde: “Desde 2022, o hospital conta com um Centro Integrado de Nefrologia, fruto da parceria com o Grupo NefroClínicas. Menos de um ano depois, a unidade hospitalar foi habilitada pelo Ministério da Saúde para a realização de transplante renal. Hoje, já somamos 12 transplantes de rim realizados e com mais um marco: o primeiro pareado do Estado do Rio de Janeiro. Nossa estrutura tem se consolidado como referência no atendimento ambulatorial e assistencial no tratamento de doenças renais tanto em Volta Redonda quanto em todo o estado”, destacou o presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel.
Comments