top of page
Logo Streamer Ousado verde Limão e Preto (1)_edited_edited.jpg

Hemonúcleo de Volta Redonda recebe doação coletiva de militares do 28º BPM

  • Foto do escritor: Lucas Brandão
    Lucas Brandão
  • 17 de out.
  • 2 min de leitura

Dezesseis policiais, incluindo o comandante Moisés Sardenberg, dedicaram um tempo do seu dia para ir à unidade no Hospital São João Batista, e praticar um ato que salva vidas


Hemonúcleo de Volta Redonda recebe doação coletiva de militares do 28º BPM
 Iniciativa aconteceu após uma reunião da responsável pela captação de doadores do hemonúcleo, Cristina Teixeira, com o comandante Sardenberg - Foto: Adriana Cópio (Secom/PMVR)

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, localizado no Hospital São João Batista (HSJB), recebeu nesta sexta-feira (17) uma doação coletiva de policiais militares do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A ação contou com a presença de 16 agentes, incluindo o comandante do 28º BPM, Moisés Sardenberg, que dedicaram um tempo do seu dia para praticar um ato que salva vidas.


A iniciativa aconteceu após uma reunião da responsável pela captação de doadores do hemonúcleo, Cristina Teixeira, com o comandante Sardenberg, na qual foram apresentados dados estatísticos sobre o percentual da população que doa sangue e formas de mudar esse cenário, incluindo a proposta do hemonúcleo de buscar o apoio de corporações para chamar a atenção em prol do aumento do número de doadores.


“Além de ter sido muito bem recebida pelo coronel, a equipe do hemonúcleo pôde contar de imediato com sua generosidade e presteza de nos atender vindo doar sangue, juntamente com policiais da sua corporação”, disse Cristina, acrescentando a importância de ir até as pessoas, levando informação e quebrando mitos sobre a doação de sangue, a fim de despertar algo que está adormecido nas pessoas, que, com a correria do dia a dia, acabam dando prioridade a outras coisas.


O comandante Moisés Sardenberg ressaltou a satisfação em participar dessa campanha de doação de sangue. “Além de ser um gesto altruísta, é um gesto que só pessoas humanas podem fazer. Por mais tecnologia e avanços que a medicina tenha, só humanos curam humanos. O nosso papel, como Polícia Militar, como 28º Batalhão, é dar esse exemplo para todos, para que as pessoas se engajem nessa campanha e salvem vidas. A nossa missão é essa: servir e proteger”, afirmou.


Quem pode doar?


A doação de sangue pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis. Além disso, os doadores precisam respeitar o intervalo mínimo entre as doações, que é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.


Para doar sangue, é necessário estar bem de saúde, pesar acima de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), não estar em jejum nem ter ingerido alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas no dia anterior à doação. No dia da doação, o voluntário deve apresentar na unidade um documento de identidade com foto.


O Hemonúcleo de Volta Redonda atende o HSJB, onde funciona, e mais cinco unidades: o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; o Hospital Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado); três hospitais privados da cidade; e ainda fornece hemocomponentes para unidades em outros dois municípios — Pinheiral e Piraí.

Comentários


bottom of page