top of page
Logo Streamer Ousado verde Limão e Preto (1)_edited_edited.jpg

Dia Mundial do Rim: Cuidados essenciais e mitos esclarecidos

  • Foto do escritor: Lucas Brandão
    Lucas Brandão
  • 13 de mar.
  • 2 min de leitura

Diabetes e hipertensão são responsáveis por 2/3 dos casos de doença renal crônica avançada no país

Dia Mundial do Rim: Cuidados essenciais e mitos esclarecidos
Imagem: Freepik

Hoje, 13 de março, é celebrado o Dia Mundial do Rim. Para marcar a data, o FOCO VR reuniu as principais dúvidas sobre esse órgão essencial para o funcionamento do nosso organismo, trazendo respostas importantes.


Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, os rins desempenham um papel fundamental no equilíbrio químico do corpo. O funcionamento adequado desses órgãos é indispensável para a nossa sobrevivência.


Entre suas principais funções, destacam-se: a eliminação de toxinas do sangue por meio de um sistema de filtração, a regulação da produção de células sanguíneas e da saúde óssea, o controle da pressão arterial e o equilíbrio de líquidos e substâncias químicas no organismo.


Para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre a saúde dos rins, o FOCO VR conversou com o médico nefrologista Dr. Pedro Túlio Rocha, do Hospital Unimed Volta Redonda.


Para o cuidado dos rins e evitar a famosa pedra nos rins, qual é a quantidade ideal de beber água? Cada organismo tem sua quantidade ideal?


A recomendação é uma ingestão mínima de 30 ml por kg de peso, o que dá para uma pessoa de 70 kg em torno de 2,1 litros.


Existe uma quantidade mínima segura para consumir refrigerantes?


O refrigerante não pode substituir a água e quando não é uma formulação diet é bastante calórico. Não há uma recomendação máxima nem mínima, o importante é levar estes fatores em consideração.


É verdade que substituir água com gás no dia-dia, prejudica a saúde dos rins?


Não exatamente. A diferença é que o volume de água com gás que a pessoa consegue ingerir por dia é menor do que a água natural.


Consumir sucos naturais substituem a hidratação de água?


Os sucos são menos prejudiciais do que os refrigerantes, mas não devem ser substitutos da água também.


Quais são os tratamentos atuais mais seguros para tratar a pedra nos rins?


Hoje dificilmente é necessária cirurgia aberta. A maior parte dos casos pode ser feita com procedimentos minimamente invasivos, com abordagens pelo sistema urinário ou com incisões pequenas para chegar no rim. Os cálculos tipicamente são fragmentados com laser e posteriormente removidos por pinças.


Quais doenças renais que mais atingem os brasileiros?


O diabetes e hipertensão são responsáveis por 2/3 dos casos de doença renal crônica avançada no país.


Qual é a importância dos rins no organismo?


Os rins tem papel fundamental na excreção de líquido e algumas toxinas, além de terem importante papel no controle da pressão arterial e na regulação de alguns hormônios e vitaminas, como a vitamina D.


Os rins regulam o teor de sal no organismo?


Sim, por este motivo todo paciente com hipertensão deve realizar exames para avaliar a função renal, já que não só a hipertensão pode levar a doença renal, como a doença renal pode levar a hipertensão.


Alimentos com muito sódio prejudicam seus funcionamentos?


Alimentos com muito sal podem elevar a pressão arterial e com isso levar a lesão renal.


Então lembre-se, a hidratação com a ingestão de água e alimentos naturais são as melhores maneiras de manter os seus rins saudáveis.

Comments


bottom of page