top of page
Logo Streamer Ousado verde Limão e Preto (1)_edited_edited.jpg

CSN apresenta a Neto o novo conjunto de filtros na Usina Presidente Vargas

  • Foto do escritor: Lucas Brandão
    Lucas Brandão
  • 29 de ago.
  • 2 min de leitura

Vice-prefeito Sebastião Faria, deputado estadual Munir Francisco e equipe da prefeitura também participaram da apresentação do novo sistema que amplia redução das emissões de material particulado na cidade


CSN
Novo sistema, instalado na Sinterização 4, já está em operação e tem capacidade para tratar 2,35 milhões de metros cúbicos de gases por hora - Foto: Divulgação (Secom/PMVR)

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) apresentou nesta sexta-feira (28), ao prefeito Antonio Francisco Neto, o segundo dos três novos conjuntos de filtros previstos para as unidades de sinterização da Usina Presidente Vargas (UPV), em Volta Redonda. A iniciativa integra o plano de modernização da usina e tem como objetivo principal reduzir as emissões de material particulado – o chamado “pó preto”.


Na cerimônia de apresentação, o diretor-executivo da CSN Siderurgia, Márcio Lins, o prefeito Neto, o vice-prefeito Sebastião Faria e o deputado estadual Munir Francisco descerraram a placa comemorativa. O novo sistema, instalado na Sinterização 4, já está em operação e tem capacidade para tratar 2,35 milhões de metros cúbicos de gases por hora. Com mais de 30 metros de altura, a estrutura foi projetada com tecnologia de última geração.


O primeiro conjunto de filtros, da Sinterização 2, já havia sido entregue em maio, reduzindo de forma significativa as emissões da unidade. Agora, com a entrada em operação do segundo filtro, a redução do material particulado na atmosfera se torna ainda mais expressiva. O terceiro e último conjunto, voltado para a Sinterização 3, será inaugurado no primeiro semestre de 2026.


O investimento atende ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a CSN e o Inea (Instituto Estadual do Ambiente).


O prefeito Neto destacou a importância da iniciativa para a cidade: “Ficamos sempre felizes de poder ver de perto que a CSN segue no caminho que todos os cidadãos de Volta Redonda desejam: produzindo mais e poluindo menos. Hoje, estamos dando um passo fundamental neste sentido. Vamos seguir acompanhando até a inauguração do último conjunto, prevista para o ano que vem. Esses investimentos dentro da usina vão ao encontro do que estamos fazendo na cidade. Vamos garantir mais qualidade de vida para todos.”


O secretário municipal de Meio Ambiente, Jorginho Fuede, o secretário municipal de Comunicação, Rafael Paiva, e outros integrantes da direção da CSN também participaram da entrega.


*Com informações da PMVR

Comentários


bottom of page