Ampliação do Hospital São João Batista entra na reta final em Volta Redonda
- Lucas Brandão

- 10 de nov.
- 3 min de leitura
Em estágios finais de acabamento, reforma e ampliação já contam com novo laboratório em funcionamento, além de 95% do maquinário já adquirido

As obras de reforma e ampliação do Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, estão em fase final de acabamento, e até o momento foram investidos R$ 26 milhões. Um dos novos espaços da expansão – um laboratório para exames com 301 metros quadrados – começou a operar recentemente, sendo cinco vezes maior do que o espaço antigo.
O avanço das obras vai permitir, em breve, a instalação de todos os equipamentos necessários para a inauguração e funcionamento da unidade. Cerca de 95% dos equipamentos do novo espaço já foram comprados e entregues ao HSJB, destinados a setores como o Centro de Material Esterilizado (CME), o Centro Cirúrgico, a unidade de internação pós-cirúrgica, UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e UCI (Unidade de Cuidados Intermediários).
A tubulação de gases foi concluída e testada. A parte elétrica está 95% pronta, permitindo o funcionamento da subestação de energia e do gerador. O sistema de ar-condicionado central já foi instalado e aguarda o teste final. O elevador de transporte de pacientes já está em funcionamento, e um segundo será incorporado à estrutura original do São João Batista. Quanto ao descarte do esgoto, o prédio anexo já está com sua rede ligada à estação de tratamento de esgoto, inaugurada este ano, e a parte hidrossanitária foi concluída.
No momento, está sendo realizada a pintura do quarto pavimento – já concluída no quinto andar –, enquanto seguem o acabamento da fachada e a instalação de torneiras e tomadas.
“A ampliação do hospital é um sonho cada dia mais próximo de se tornar realidade. Vamos quadruplicar o número de leitos para os setores ligados ao Centro Cirúrgico e entregar uma estrutura com o que há de mais moderno para a população atendida pelo SUS. É um legado para o município”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.
Estrutura
Construída no antigo estacionamento dos funcionários, a extensão do Hospital São João Batista terá cinco andares. O local vai abrigar o Centro Cirúrgico e mais 40 leitos – dez para a unidade de internação pós-cirúrgica, 20 para a nova UTI e dez para a UCI.
O Centro Cirúrgico do anexo contará com um sistema de fluxo laminar, que filtra o ar do ambiente antes de retorná-lo à sala de cirurgia, ajudando no controle de infecções. O São João Batista será a segunda unidade pública do município a contar com esse sistema – a outra é o Hospital Regional Drª Zilda Arns.
A maior sala do Centro Cirúrgico será uma sala híbrida, usada para cirurgias convencionais e com o uso de equipamento de robótica, cuja aquisição e montagem estão previstas para o primeiro trimestre de 2026. O Centro de Material Esterilizado (CME) também será transferido para o novo prédio, que contará ainda com 70 vagas de estacionamento e um novo almoxarifado.
Readequação de espaços
Com a mudança do Centro Cirúrgico para o novo prédio, a atual estrutura terá cerca de mil metros quadrados liberados para outros usos. Com isso, as emergências Vermelha e Amarela serão separadas da área de consultas emergenciais. Três novas enfermarias serão construídas no local onde hoje funciona a UTI, aumentando o número de leitos e garantindo maior retaguarda para internação.
“Nosso hospital passará por grandes mudanças. Um dos grandes desafios para uma unidade de saúde é oferecer leitos para as pessoas que precisam de atendimento prolongado, e alcançaremos esse avanço graças aos investimentos feitos nos últimos anos”, afirmou o diretor-geral do HSJB e vice-prefeito Sebastião Faria.
_edited_edited.jpg)



Comentários